A Recicleide

RECICLEIDE, desde 1999, ecoa a cultura ecológica por onde passa, interagindo diretamente com o público. Sua primeira aparição ocorre no aniversário de nove anos da coleta seletiva do lixo em Porto Alegre, contratada pelo DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana). No mesmo município são várias as parcerias: com a ONG Sea Shepherd do Brasil, na Semana da Água no Jardim Botânico; com o Centro Comunitário que organiza o Movimento pela Paz no Parque Chico Mendes; com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM) participou do Porto Verão 2000 e, atuou no Plano de Manejo do Parque Saint’ Hilaire (2001/2002). Em Maquiné, atividades promovidas pela ONG ANAMA, Mutirão de Limpeza do Rio e a Festa da Polenta; em Cotiporã, Canoas, Pinhal e Rolante visita as escolas públicas destes municípios; em Tramandai percorre a Trilha do Horto e participa do Fórum Repensando o Meio Ambiente; Fórum Municipal do Meio Ambiente, em Capão da Canoa; 1a Jornada de Educação Ambiental, promovida pela CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento), em Santa Maria; Seminário para professores em Terra de Areia. Com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) nos projetos Verão com Vida 2000, 2001 e 2002, freqüenta, nas sextas-feiras de janeiro e fevereiro, a Rodoviária da Capital, interagindo com quem parte para o litoral, distribuindo material educativo. Na reinauguração do Parque Estadual de Itapuã recepciona visitantes.

Participa da Conferência Preparatória Rio+10 e do Fórum Social Mundial 2002. Em 2001 e 2002, a convite da SEMA, integra o “Circo Ambiental”, espetáculo que percorre o estado, no inverno: Piratini, Santa Maria, 3 de maio, Pelotas, Passo Fundo, Rio Grande, Lagoa Vermelha, Getúlio Vargas, Expointer em Esteio; no Verão com Vida 2002, o litoral: Capão da Canoa, Cassino, Tramandaí, São Lourenço, Cidreira, Quintão, Pelotas, Pinhal; e em Porto Alegre: FórumZINHO Social Mundial, no Julinho; Aniversario da SEMA, no Brique da Redenção; e na Semana do Meio Ambiente, Anfiteatro Por do Sol. Intervém na CONFEMA (Conferencia Estadual do Meio Ambiente). Participa do programa Coleta Seletiva 100% no prédio da SMED (Secretaria Municipal de Educação), VI Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, em Gramado, III Recicleshow, na Fiergs, em Porto Alegre, Inauguração do Cantinho da Compostagem (DMLU), Seminário de Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde (Hospital Mãe de Deus)

Idealizadora do Movimento ECOARTE, que visa ecoar temas sócio ambientais, através de diferentes manifestações artísticas, promove, com inúmer@s ECOARTEIR@S*, diversos eventos durante o Fórum Social Mundial 2003: Mutirão da Ecocidadania na Orla do Guaíba, Domingo Ecoarte no Jardim Botânico, Seminário Ecoarte, além de a Recicleide intervir no Fórum Vivemos Juntos, na Marcha de Abertura do III FSM, e de ter circulado no Gigantinho, Acampamento e FórumZINHO. (*@ ECOARTEIR@ é responsável por suas atitudes: separa seus resíduos na hora do descarte, cuida da ÁGUA, é solidário, AMA e RESPEITA a Natureza. Segue os princípios da CARTA da TERRA e incentiva a CULTURA da PAZ.)…

E cada vez mais parcerias e apresentações: em Brasília no Encontro Nacional de ONGs que atuam na Mata Atlântica e no curso sobre Mudanças Climáticas; em Capão da Canoa distribui material educativo na orla, apresenta-se na praça central e no colégio Divina Providência; em Esteio, no evento de inauguração de unidade de triagem; em Florianópolis na Festa Junina promovida pela Associação da Nascente do Rio Vermelho; em Curitiba participa do Encontro da Região Sul de Fóruns Lixo e Cidadania; em Caxias do Sul, no Encontro da Associação Nacional de Municípios para o Meio Ambiente; em Porto Alegre, intervém: no ato pela Paz, no Ministério Público Estadual, no Hospital Mãe de Deus, nos gabinetes da Câmara Municipal, no Hospital Moinhos de Vento, na Feira da COOLMEIA, em parceria com a Recargas 1001, com a SMAM, apresenta a Agenda 21 mirim em várias praças da cidade,…

Acredita que as pessoas só se sentem responsáveis por suas atitudes quando tomam consciência do TODO e se percebem como parte de TUDO!