Tudo Agora!

22.05.2016

Tantas coisas acontecendo neste momento presente…

quantas realidades coexistindo nesse Planeta sensacional.

Estamos viajando pelo Universo numa Nave Viva e cheia de Vida!

Sente!!?

Tudo está interligado!

Chega de desperdício e contaminação!

Vamos Cuidar da Terra, nossa casa comum!

 

desenho ReciClar Miguel Silveira

 

Categorias: Geral | Nenhum Comentário

Recicleide no Facebook

13.06.2014

Olá!

Tenho conseguido atualizar com mais frequência minha fan page…

Te convido a me visitar por lá!

https://www.facebook.com/Recicleide?ref=hl

 

Categorias: Geral | Nenhum Comentário

EcoArte

21.03.2014

Olá gente boa!

Entusiasmada anuncio que está no ar o primeiro clipe da música EcoArte.

Estamos revitalizando o Movimento EcoArte lançado no Fórum Social Mundial 2003.

Com a participação de alguns ecoarteiros fizemos a gravação no Museu do Lixo, em Florianópolis.

Observe que os instrumentos, com exceção do violão, foram construídos a partir de materiais recicláveis.

Acesse o vídeo clicando aqui.

PositiVIDAde!

Categorias: Geral | Nenhum Comentário

Andanças em 2013

03.01.2014

Em 2013 o Portal que liga Reciclópolis a Terra foi aberto em vários locais…vou destacar aqui algumas ações:

Participação nas comemorações pelo Dia da Água atuando para diversas turmas em parceria com a ONG Ekko Brasil em Santo Amaro da Imperatriz-SC:

Reci proj lontra

Reci lontra I

 

 

 

 

 

No mês do meio ambiente participei do curso de Permacultura do Instituto ÇaraKura, em Florianópolis-SC,  fiz uma apresentação na Conferência de Meio Ambiente de Fortaleza-CE e no II Encontro de la Naciòn Pachamama em Beberipe-CE, e também estive em São Pedro de Alcântara-SC me apresentando para crianças e grupo de idosos…

Em julho interagi com estudantes de Zortéa-SC e Machadinho-RS:

Reci MachadinhoReci Zortéa

 

 

 

 

 

Fui a Mestre de Cerimônias do Ecofestival, evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis:

EcofestivalEcofestival II

 

 

 

 

 

Fiz uma rápida apresentação no Seminário de Saneamento Ambiental na Assembléia Legislativa de Santa Catarina:

Reci Sem SaneAmb

Recepcionei diversas turmas na…

fotos Arte Vida Verde

Também atuei em Mampituba-RS:

Reci Mampituba

Reci MampitubaI

 

 

 

 

 

 

Sou muito grata a todos que contribuíram,  como parceiros ou, simplesmente, fazendo sua parte na construção de um mundo melhor, mais saudável, justo e solidário.

Desejo que em 2014 cada vez mais pessoas, entidades e municípios assumam sua responsabilidade na gestão dos próprios resíduos auxiliando na efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos!

 

 

 

Categorias: Agenda 2013 | Nenhum Comentário

10 anos na web

10.10.2013

Hoje estamos completando 10 anos de andanças na internet…

divulgando nossas atividades, divulgando eco-conexões…

e compartilhando responsabilidades!

Seguimos juntos, construindo um mundo mais saudável, justo e solidário possível!

Categorias: Agenda 2013, Geral | 1 Comentário

Entrevista para mobilizadores.org.br

20.09.2013

18/09/2013 :: A arte como ferramenta de educação para reciclagem

 

Aliando arte e criatividade, a Ecoarte – Movimento Artístico-Cultural vem desenvolvendo diversas atividades para promover a destinação correta do lixo, incentivar o consumo consciente e melhorar a qualidade de vida nas cidades.
Criado durante o III Fórum Social Mundial, em 2003, o movimento agrega mais de 50 artistas de teatro, música, dança, artes plásticas e arquitetura, em diversas atividades de sensibilização e educação ambiental.
Nesta entrevista, a atriz e integrante da Rede Mobilizadores, Karina Signori, fala sobre a Ecoarte e sobre seu personagem, a Recicleide, que utiliza figurino e adereços coloridos e feitos com materiais recicláveis e chama a atenção do público para a importância da destinação correta dos resíduos recicláveis, cantando, dançando e fazendo malabares.
Rede Mobilizadores - Qual o papel da arte na formação de cidadãos conscientes e responsáveis?
R:. Historicamente, a arte é um instrumento sensibilizador e de transformação social. A EcoArte utiliza o fazer artístico, em suas diferentes manifestações, para ecoar uma cultura ecológica de respeito ao ambiente e aos demais seres vivos. Busca despertar consciências e motivar a participação, promovendo o exercício da cidadania, isto é, incentiva que cada um exija seus direitos, mas que também assuma seus deveres na vida em sociedade.
Rede Mobilizadores - Em que consiste o Movimento EcoArte? Quando foi criado e em que estados acontece? Quem integra o movimento?
R.: O Movimento EcoArte é um movimento artístico-cultural por um mundo sustentável, justo e solidário. A proposta surgiu no III Fórum Social Mundial, em 2003, agregando mais de 50 artistas de teatro, música, dança, artes plásticas e arquitetura, em diversas atividades. Todas as pessoas que se manifestam artisticamente por meio de temas socioambientais fazem parte, mesmo sem saber, deste movimento que acontece em todo o Brasil. Muitas pessoas expressam seu amor à vida para melhorar realidades, e essas práticas artísticas precisam ser estimuladas, pois são uma interessante estratégia de mobilização social.
Rede Mobilizadores - Como e quando surgiu a Recicleide? De que forma interage com a sociedade e a sensibiliza para questões socioambientais?
R.: Após minha formatura em Artes Cênicas, me ocorreu a ideia de fazer uma personagem que tratasse do tema resíduos sólidos. Essa inspiração veio com o nome: Recicleide. Fiz articulações e, em 9 de setembro de 99, realizamos a primeira apresentação no aniversário de 9 anos da Coleta Seletiva de Porto Alegre.
A partir daí, a proposta foi evoluindo, a história de Reciclópolis foi ganhando novos personagens e novas parcerias foram se formando. A Recicleide interage com públicos de diferentes faixas etárias, de forma interativa, divertida e dinâmica, com figurino e adereços coloridos e feitos com materiais recicláveis. Utiliza elementos da técnica do “clown” (tipo de palhaço), toca pandeiro, canta, dança, faz malabares, enfocando o cuidado que devemos ter com a Terra, nossa Mãe e fonte de Vida!
Com o passar do tempo, outros temas foram sendo incorporados. Por intermédio de intervenções cênicas, palestras teatralizadas e vivências, a EcoArte promove reflexão, incentiva práticas simples e diárias que podem melhorar a realidade, como o aproveitamento da água da chuva, produção de alimentos em quintais agroflorestais, economia e reuso das águas, destinação adequado dos resíduos, e o cuidado com a Terra, nossa mãe e fonte de vida!.
Rede Mobilizadores –  Como é a atuação da Recicleide no que diz respeito a destinação correta dos resíduos?
R.:  A Recicleide motiva a campanha “ReCiclar é Legal!”, visando sensibilizar e mobilizar cada um para que coopere com a coleta seletiva, repense seus atos, reduza ao máximo o consumo, reutilize com criatividade, e promova a re-conexão dos ciclos de vida dos materiais. Ela ressalta as inúmeras vantagens dessas práticas, bem como o aspecto da legislação, contribuindo para a efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12305/2010.
Rede Mobilizadores - Que tipo de praticas são incentivadas pela personagem e pela campanha? Quais os desafios enfrentados e como vencê-los?
R.: Para começar, é preciso cuidar da água, protegendo as nascentes, evitando desperdícios e a contaminação. Por isso, a personagem motiva a separação  das águas servidas e o reaproveitamento das águas cinzas, ou seja, aquelas com restos de sabão de pias, chuveiro, máquina de lavar, por meio da técnica do círculo de bananeiras*. Promove o plantio de alimentos com base ecológica; desperta o interesse pelo que se  consome (procedência, ingredientes…), “pois somos o que consumimos, o que pensamos, falamos, fazemos, e somos também o  resíduo que produzimos”. Além disso, divulga a compostagem e o minhocário para os resíduos orgânicos, que correspondem a cerca de 50% do “lixo”  das grandes cidades; a transformação do óleo de cozinha em sabão, a entrega dos resíduos eletrônicos para instituições que  os destinem corretamente; e incentiva cada um a se colocar no lugar do outro para, juntos, construirmos uma  sociedade mais solidária e cooperativa.
Como desafios temos a falta de articulação e de apoio para realização do trabalho. Como o projeto aborda temas de interesse público, esperávamos ter mais apoio dos órgãos públicos e de outras entidades que trabalham com estas temáticas, bem como a  aprovação dos projetos com a Recicleide em editais culturais. Para vencer estes desafios é preciso que as pessoas que  avaliam as propostas tenham visão e estejam sensíveis a esta demanda na construção de cidades sustentáveis.
Rede Mobilizadores - De que forma a coleta seletiva pode favorecer a inclusão dos catadores?
R.:  A coleta seletiva do material reciclável limpo e seco pode trazer dignidade ao trabalho dos catadores, que tem realizado um  importante serviço para a sociedade, evitando que muitos recicláveis sejam simplesmente descartados; promovendo economia  para os cofres públicos, aumento da vida útil dos aterros, e contribuindo para a saúde do Planeta. Na maioria dos municípios  brasileiros ainda não há coleta seletiva, mas, em muitos, há catadores. Sendo assim, as pessoas podem perguntar o que  é coletado e doar esses materiais, fazendo uma boa ação, pois, como diz a Recicleide: “Quem muda o destino do “lixo”, muda o destino da  gente”.
Rede Mobilizadores - O que sugere para estimular os cidadãos a separar os materiais recicláveis?
R.: Evitar a mistura dos resíduos, tendo a prática de colocá-los na lixeira certa: reciclável, orgânico e rejeito. E é bom lembrar que apenas o rejeito, o que não tem jeito mesmo, não pode ser reaproveitado, deve ir para a coleta domiciliar. A Recicleide reforça a urgência de que cada um assuma sua parcela de responsabilidade na gestão dos resíduos, pois é um dever previsto em lei.
Rede Mobilizadores - Qual a importância de parcerias para um trabalho de educação ambiental capaz de fomentar a participação social?
R.: A formação de parcerias é fundamental e vai definir a abrangência das ideias e ações propostas. “Quem quiser cooperar comece imediatamente… nós iremos conquistar um bom futuro no presente”. Vamos ser parceir@s nessa!!!?
www.recicleide.com.br
———————
*1 Círculo de bananeiras – de fácil construção e manejo, o círculo de bananeiras trata a água localmente, faz compostagem dos resíduos orgânicos e produz alimentos, tudo num círculo de dois metros de diâmetro. Como as bananeiras evapo-transpiram uma quantidade enorme de água – de 15 até 80 litros diários, de acordo com a estação do ano, variedade, clima local, etc. -, outras variedades podem ser plantadas no círculo para aproveitar as diferentes condições de umidade, insolação e de estrutura: espécies de sombreado podem ficar na parte interna do círculo, espécies secas do lado de fora, bem como vinhas trepadeiras podem “escalar” as bananeiras ou uma treliça colocada ao centro. Ao receber água cinza normalmente rica em nutrientes compostos por restos de alimentos (pia da cozinha), terra, poeira e suor (tanque de lavar roupa e chuveiro), além de outros restos orgânicos da casa (papel, e restos de cozinha), as plantas crescem com mais vigor, produzindo frutos muito saudáveis.
Entrevista do Eixo Participação, Direitos e Cidadania
Concedida à: Renata Olivieri
Editada por: Eliane Araujo

 

Categorias: Saiu na Mídia | Nenhum Comentário

Conferências Meio Ambiente

15.06.2013

Diariamente são produzidas toneladas de resíduos.
A forma como são descartadas faz toda a diferença!
O mar está cheio de lixo!
As praias, matas, leitos de rios…
Boeiros entupidos…
Muitos municípios no Brasil jogam seu lixo a céu aberto.
Apenas 32% tem coleta seletiva, apesar de mais de 1 milhão de brasileiros, incluindo crianças, viverem da catação…
Nós podemos mudar esta realidade! Unindo esforços pelo bem comum!

Em 2010, depois de 20 anos no Congresso Nacional, foi aprovada a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS
Lei 12305/2010, que prevê:

-responsabilidade compartilhada
-logística reversa
(Retornar o produto para o fabricante)
-inclusão dos catadores
-aterros sanitários e coleta seletiva em todas as cidades até agosto de 2014.

Neste ano será realizada a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente , de 24 a 27 de outubro em Brasília,
com o objetivo de contribuir com a PNRS, em 4 eixos:

-produção e consumo sustentáveis
-redução dos impactos ambientais
-geração de trabalho e renda
-educação ambiental

Atuei na Conferência de Meio Ambiente de Fortaleza e região Metropolitana na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará no dia 4 de junho, parte da apresentação está disponível AQUI.

 

Categorias: Agenda 2013 | 1 Comentário

Retrospectiva

31.12.2012

Muita coisa acontecendo no Planeta! A Luz aumentando, as “sujeiras” aparecendo… a humanidade despertando a consciência…somos todos filhos da Terra!

Há 13 anos que atuo buscando sensibilizar e motivar à participação e cooperação…

Ao longo do ano fiz várias apresentações no Campeche em parceria com a Ambientalis, na praia, em escolas, no posto de saúde… as últimas foram na Feira do Cacareco, onde me encontrei com o grupo 3Rs, e no Mutirão na Lagoa Pequena, ambos organizados pelos “Cacarecos da Ilha”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Junho, mês do meio ambiente, foi cheio de atividades. Apresentações no Curso de Permacultura do Içara, em Florianópolis, lançamento da Coleta Seletiva em São Pedro de Alcântara, palestras em escolas de Itapema, em empresas de Caxias do Sul, Porto Alegre, Campo Bom, Novo Hamburgo e Gravataí, e em escolas de Machadinho e Zortéa.

 

 

 

 

 

Em julho, participei do “Green Drinks” na Novo Ciclo. Minha apresentação foi filmada pela parceira Ridete Zacheu, coordenadora do projeto “Reciclando Vidas”, e está disponível aqui.

A segunda metade do ano foi marcada por uma grande vitória relacionada a saúde na família, uma superação em evolução!

Também me apresentei no Seminário de Meio Ambiente do SIMECS, em Caxias do Sul,  no Encontro Internacional da Juventude Lixo Zero, na implantação da coleta seletiva da Unicred, visitando os setores, e no espetáculo de encerramento do ano da Escola Espaço Aberto, ambos em Florianópolis.

Desejo que tenhamos saúde, paciência e persistência para continuar nesta luta em Defesa da Vida no Planeta, com arte, alegria e informação socioambiental!

Quem quiser cooperar… comece imediatamente!

Nós iremos conquistar… um bom futuro no presente!

Categorias: Agenda 2012, Geral | Nenhum Comentário

Rede EcoVida

13.07.2012

No dia 30 de maio tive o prazer e a honra de participar do encerramento do 8o Encontro Ampliado da Rede Ecovida…

Reunidos homens e mulheres, agricultores, agricultoras, artesãos… que buscam interagir com a Mãe Terra de forma mais respeitosa e harmônica.

Aqui é possível ver as fotos do Encontro.

Viva a Vida!

Categorias: Agenda 2012 | Nenhum Comentário

ReCiclar é Legal em São Pedro de Alcântara

06.06.2012

Neste dia mundial do Meio Ambiente tive uma missão muito especial: lançar a Coleta Seletiva no município de São Pedro de Alcântara.

 

No site da Câmara Municipal tem as fotos realizadas durante a palestra para os funcionários da prefeitura.

Em breve postarei as fotos das palestras na Escola Municipal Adalberto Tolentino de Carvalho.

Novas intervenções serão realizadas em julho para continuar com este processo de sensibilização e motivação socioambiental.

Cada um fazendo sua parte pelo bem de todos!

 

Categorias: Agenda 2012, Movimentos | Nenhum Comentário